Foto: reprodução
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso Introdução à Divulgação Científica. Disponível para qualquer pessoa que tenha interesse na temática, a formação é 100% online e gratuita. Não há limite de alunos e as inscrições, que devem ser abertas no site da instituição, seguem abertas até o janeiro de 2020.
Com carga horária de 30 horas, a capacitação é dividida em dois módulos (veja abaixo). O primeiro, mais teórico, apresenta um panorama da divulgação científica no Brasil, contribuição da divulgação para o cientista e à própria ciência e outros temas.
Já o segundo módulo, de caráter mais prático, ensinará como escrever bom texto, usar as mídias sociais, fazer uma apresentação, evento e vídeo para divulgação científica. Há ainda aula sobre como falar com jornalistas e interagir com assessores de imprensa para maior circulação de projetos de ciências.
O curso é tem como responsável Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, assessora da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz. Certificados de participação serão emitidos para os alunos que realizarem todas as atividades.
Os módulos do curso
Módulo I
- Divulgação científica no Brasil
- Divulgar ciência é um dever do cientista
- Divulgação científica na era da informação
- Divulgar faz bem ao cientista... e à própria ciência
- Universidade das Crianças: uma iniciativa inspiradora
- Leituras e vídeos complementares
Módulo II
- Como escrever um texto de divulgação científica
- Como fazer um vídeo de divulgação científica
- Como usar mídias sociais para fazer divulgação científica
- Como fazer uma apresentação de divulgação científica
- Como fazer um evento de rua para divulgar ciência
- Como falar com jornalistas
- Como fazer divulgação científica para crianças
- Como fazer divulgação científica para adolescentes
- Como falar com o público de temas polêmicos de ciência
- Como interagir com o assessor de imprensa
- Como avaliar seu projeto de divulgação científica